A Poesia Em Moda Novamente

– Adilson Souza

Se há alguns anos alguém dissesse que ainda assistiríamos a poesia em moda novamente, seria chamado de sonhador. Afinal, nestes tempos em que a tecnologia, o consumismo, a objetividade cartesiana da corrida atras do ter e do prazer, como se iria prever que o homem contemporâneo iria voltar-se novamente para as necessidades e os pendores da alma?

Surpreendentemente, a poesia ressurge à moda novamente, como uma forma de resgate da sensibilidade e da expressão artística. Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, testemunhamos o surgimento de novas comunidades de internautas que encontram na poesia um ponto comum de interesse e inspiração. Blogs, sites, redes sociais e outras mídias virtuais se tornam espaços onde poetas emergentes compartilham suas criações e encontram um público ávido por novas experiências literárias.

Essa efervescência cultural evidencia a volta da poesia à moda, como uma forma de expressão autêntica e profundamente humana. Novos poetas, muitos dos quais desconhecidos do grande público, ganham visibilidade e reconhecimento através das plataformas digitais, alcançando um público global que aprecia a beleza das palavras e a profundidade das emoções transmitidas pela poesia.

Em meio a esse contexto, surge o livro eternamenteviva.com – “O Endereço da Vida Eterna“, de Luiz Valle, uma obra que captura a essência desse movimento que trás a poesia à moda novamente. Com narrativa envolvente e poesias de inegável qualidade em conteúdo e forma, o livro oferece uma experiência literária completa.

A Poesia Em Moda Novamente

Livro de poesia e prosa em ritmo de teatro

Para quem gosta da associação de poesia e prosa, um prato cheio! eternamenteviva.com – “O Endereço da Vida Eterna” oferece uma experiência literária única, conduzindo os leitores por uma jornada emocionante e dinâmica ao redor da vida da protagonista, Clarisse. A obra é como uma peça teatral envolvente, onde a cada página há um novo abrir e fechar de cortinas, revelando surpreendentes acontecimentos e mudanças de cenário na vida dessa personagem cativante.

Endereço da Vida Eterna

É apreciável a estratégia utilizada pelo autor, de narrar a vida de Clarisse em prosa, como num romance comum, mas ir entremeando as passagens de sua vida com poesias que a própria personagem escreve, enquanto vai aprendendo, aos poucos, a ser poeta. A trama também é muito bem construída, e gira em torno do assédio, sofrido por Clarisse, por parte de um instigante e inacessível voyeur que, ao tempo que  inferniza, diviniza a sua vida e a sua história, fazendo-a inesquecível para quem lê. Narrar a vida de Clarisse em prosa e ilustrar as ocorrências mais relevantes de sua vida com poesia leva o leitor a mergulhar no espírito do dom poético e, de algum modo, faz que se sinta, ele também um construtor passivo de cada verso.

A cada virada de página, o leitor é freneticamente levado a novos cenários e situações, acompanhando de perto os altos e baixos, as alegrias e tristezas, os desafios e superações que marcam sua jornada, sempre emoldurada de prosa e poesias que vão compondo o diário de Clarisse. É como se estivéssemos realmente assistindo a uma peça teatral repleta de reviravoltas, onde o suspense e a emoção estão inarredavelmente presentes.

A habilidade do autor em criar essa atmosfera de constante movimento e imprevisibilidade, com uso de poesia e prosa se intercalando, é verdadeiramente notável. Os leitores se encontram completamente envolvidos na trama, incapazes de parar de ler, ávidos por descobrir o que acontecerá a seguir na vida dessa personagem tão fascinante. É uma experiência literária que desafia as expectativas e mantém o leitor na ponta da cadeira até o último suspiro de vida de Clarisse, não estivesse ele destinado a eternizar essa doce e inesquecível personagem.

Poesia e interatividade digital

É realmente uma grande notícia para os amantes das rimas constatar que a poesia contemporânea não está mais restrita às páginas de livros ou aos recitais em cafés. Com o avanço da tecnologia digital, surgiu uma nova forma de compartilhamento para os amantes da poesia: a interatividade digital. Hoje, é possível encontrar comunidades online, blogs, redes sociais e até mesmo aplicativos dedicados à apreciação e criação do mundo que se desdobra entre as estrofes.

Nesse contexto, o livro eternamenteviva.com – “O Endereço da Vida Eterna” surge como uma obra não apenas de celebração e ode à poesia, mas também de interatividade digital. Ao longo da história de Clarisse, os leitores são convidados a mergulhar no universo poético-interativo que enlouquece e instiga e existência dessa personagem inteligente e lépida, cheia do frescor dos moços, ávida por experimentar a vida.

No entanto, a grande surpresa é reservada aos leitores ao final da obra. Não é o caso, naturalmente, de revelá-la aqui. Não haveria perdão para um spoiler capaz de sentir, em lugar do outro, o gosto do chocolate suíço que ele está prestes a saborear. Basta concluir: Você não resistirá à tentação de recorrer à interatividade digital, sob pena de privar-se de continuar lendo, depois de ler, um dos livros mais apaixonantes que já passaram pela sua mão.

Vale a pena conferir!